Skip to main content

O dente torto é uma das principais e mais recorrentes queixas dos pacientes na Clínica Dentária. Também, é um dos problemas mais comuns entre as questões dentais estéticas. Há um padrão estético esperado pelos pacientes para o seu sorriso. Por isso, o dente torto acaba gerando um grande impacto negativo para a autoestima do paciente. Além disso, também pode trazer alguns problemas na questão da saúde oral.

Há diversas causas para o Dente Torto

O dente torto normalmente é causado pelo desenvolvimento da arcada dentária do paciente. Isso ocorre por motivos como fatores genéticos. No entanto, também há outras possíveis causas que acabam deixando o dente torto. Confira algumas delas:

Respiração pela boca

A ausência da respiração nasal é uma das causas secundárias que podem deixar o dente torto. Pacientes que respiram muito pela boca costumam desenvolver esse problema. Com a respiração pela boca, há uma alteração de pressão na cavidade oral, fazendo com que o maxilar fique mais alargado. Já que os dentes não acompanham esse desenvolvimento indevido, acabam entortando.

Hábitos desenvolvidos na infância

Alguns hábitos que os bebês e crianças desenvolvem na infância, muitas vezes incentivados pelos pais, podem acabar deixando o alterando o formato correto dos dentes. O uso de chupetas, mamadeira e o ato de chupar o dedo podem causar alterações nos dentes. Esses hábitos exercem uma pressão na boca, o que acarreta também na formação de dentes tortos.

Fatores genéticos

Embora a influência de fatores externos ter um papel de extrema importância e impacto na formação do alinhamento correto dos dentes, o fator genético é o mais forte nesse sentido. Muitos pacientes desenvolvem os dentes tortos simplesmente por ter essa tendência genética. Os pacientes acabam herdando essa característica presente nos pais, avós, etc. como problemas de má oclusão.

E é importante corrigir o dente torto?

Muitas vezes, a correção é considerado algo simplesmente estético. Alguns julgam ser uma simples futilidade, que não trará mudanças e grande impacto na vida do paciente. No entanto, ter um – ou mais – dente torto acaba acarretando na qualidade de vida. Isso ocorre pois um dente torto afeta a mastigação. Isso faz com que o paciente fique com uma predisposição para desenvolver gengivite, cáries e higiene bucal incompleta.

Também, a estrutura da arcada dentária influencia na fala e na emissão de sons. Dessa forma, pode dificultar o aprendizado da fala para as crianças. Inclusive acarretando no tempo em que a criança começa a falar. Neste ponto de vista, o dente torto acaba interferindo na saúde oral.

Além disso, o dente torto também influencia muito na questão da autoestima e da autoconfiança.

Quando não nos sentimos bem com o nosso sorriso, nossa autoestima é prejudicada. Além de nos tornarmos menos confiantes. Isso causa impacto tanto na vida adulta quanto infantil. Gostar do nosso próprio sorriso, achá-lo bonito e não ter vergonha dos dentes é motivo de autoestima elevada.

Atualmente, há diversas opções de tratamentos que podem ser adotados para corrigir o problema do dente torto: alinhadores invisíveis, aparelhos ortodônticos tradicionais e até mesmo as lentes de contato dental ou facetas de porcelana, confira aqui mais sobre Ortodontia.

Acesse nossas redes sociais Facebook | Instagram

Você precisa de ajuda? Clique aqui

 
 
 
 
 

Open chat
💬 Precisa de ajuda?